segunda-feira, 4 de maio de 2009

Definida a programação da II CONEPIR-PA.

PROGRAMAÇÃO DA II CONEPPIR.

Período de realização: 14 a 16 de maio de 2009.

Local: Hangar - Centro de Convenções.

II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL – CONEPPIR.

Apresentação

O Governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (“O CARA”) ao longo dos seus 6 anos de mandato, melhorou consideravelmente a vida das classes mais pobres do país, com relação a população negra esse avanço passou a se concretizar quando da promulgação da Lei 10.639/03, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e da criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, que criou o Conselho Nacional, o Brasil Quilombola, o FIPPIR e realizou em 2005 a I Conferência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que dialogou e fortaleceu a participação democrática da sociedade civil brasileira organizada em relação ao estado, em especial o movimento social negro, além ter a participação de povos ciganos, indígenas, judeus e palestinos incluídos no benefício de tal política.

No Pará a Governadora Ana Júlia Carepa cumpriu reivindicações importantes dos movimentos sociais negros urbanos e rurais (quilombolas) ampliou o que antes foi o “Programa Raízes”, para duas Coordenações: a Coordenação de Igualdade Racial e a Coordenação dos Povos Indígenas, que significa o convencimento e o compromisso político do governo do estado em estabelecer políticas públicas de igualdade racial, a superação do racismo e a discriminação racial.

A incumbência de estabelecer essa política coube a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, através da Coordenação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR, que no ano passa em preparação à II Conferência Estadual de Igualdade Racial realizou 10 encontros regionais, dos quais juntou mais de 500 propostas que foram resumidas em 5 eixos principais que deu origem ao Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade racial, meta do atual governo.

Com o nosso plano concluído, a realização da nossa conferência, o conselho estadual criado, o Pará Quilombola, o Comitê Gestor da Agenda Social Quilombola fiscalizando e propondo as ações, os projetos sendo preparados para captar recursos e a II CONFERÊNCIA realizada, poderemos enfrentar a crise buscando recursos do governo federal através da SEPPIR e completar com recurso do nosso governo para atender o máximo de demandas dos afro-religiosos, da juventude, dos quilombolas e das mulheres negras. Esse é o significado e o desejo do diálogo que faremos nessa conferência.

Por: Domingos Conceição

Jurunas: 12 de abril de 2009.

DIA: 14/05/09 (QUINTA).

13:00: Almoço

Credenciamento: início às 14 horas.

Abertura: Início 18 horas.

Governadora, Ministro da SEEPPIR, Organizações negras (rural e urbana), Secretário de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal e secretários de estado, os demais presentes anunciar a medida do possível.

Rito religioso e cultural: início 18h30min.

Fala das autoridades: início às 19 horas.

Palestra (mesa redonda): Avanços, perspectivas e desafios – Plano Nacional de Igualdade Racial: diretrizes e ações práticas.

18:30: Jantar – Programação Cultural

DIA: 15/05/09 (SEXTA).

7:00: Café da Manhã

8:00 H: aprovação do regimento da II CONEPPIR/PA.

9:00: Debate em plenária sobre Racismo e Intolerância Religiosa..

10h30: Grupos de Trabalho por eixos – 1. Educação e Cultura; 2. Saúde; 3. Segurança Pública; 4. Acesso à Terra; 5. Trabalho, Desenvolvimento e Renda; e 6. Comunicação Social . (com base no PEPPIR e nas demandas dos Movimentos Sociais)

13:00: Almoço - Programação Cultural.

14:30: Exposição sobre o documento base da II CONAPPIR e Durban.

16:00: Grupos de Trabalho por eixos – 1. Educação e Cultura; 2. Saúde; 3. Segurança Pública; 4. Acesso à Terra; 5. Trabalho, Desenvolvimento e Renda; e 6. Comunicação Social . (com base no PEPPIR e nas demandas dos Movimentos Sociais)

18:30: Jantar – Programação Cultural

19:00: Reunião com representantes de entidades negras para tratar do Conselho Estadual.

DIA: 16/05/09 (SÁBADO)

7:00 Café da manhã.

8:00: Debate e aprovação do Plano Estadual de Políticas de Igualdade Racial/PEPPIR.

10:00: Discussão e aprovação do documento base da II CONAPPIR.

13:00: Almoço

15:00: Plenárias para eleição de delegados

17:00: Encerramento da II CONEPPIR.

18:00: Programação cultural.

18:30: Jantar

DIA: 17/05/09 (DOMINGO)

7:00: Café da manhã.

SAÍDA AO MEIO DIA.

Info: (91) 40092721/40092737

Nenhum comentário: