sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

REUNIÃO DO GT PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL 28/01/08

REUNIÃO DO GT PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL 28/01/08

Local :sala 02 da escola de governo

Pauta:

1- Quadro Geral da reunião anterior;

2- Ampliação do GT executivo;

3- Criação de uma comissão executiva do GT;

4- Formação das subcomissões da conferencia;

5- Criação da coordenação da conferencia;

Coordenação da reunião: Domingos Conceição

Secretario da reunião: Maílson lima

Iniciou-se a reunião com a apresentação da pauta, apresentando as questões discutidas na reunião anterior, frizando que as funções do GT deveria se ampliar com a construção da conferencia; apresentou-se o quadro geral da conferencia e quem é o publico da mesma; informuo-se que nos dias 29 a 31/05 é a data da conferencia nacional em Brasília e a Estadual, as propostas de 25 a 27 /04 e ou 1, 2 e 3 de /05 e relatou-se as datas das Plenárias regionais regionais. O coordenador lembrou também de três datas significativas neste ano sendo elas: os 200 anos do estado do Pará, e que se completam 20 anos da constituição federal e 120 anos da abolição da escravatura, relatou-se a trajetória da construção de políticas publicas para a promoção da igualdade racial no Estado, que vai desde a proposição da criação do conselho estadual de negros e negras e na ocasião criou-se um G.T. e depois por decreto criou-se o programa raizes ; fez-se o registro do acervo da 1° conferencia de promoção da igualdade racial: relatórios, arquivos fotográficos;

A representante da segov (karla) sugeriu dividir duas equipes uma para tratar da conferencia e a outra para estudar as matérias da conferencia anteriores para que o produto da II conapir seja diferente e fazer um esboço e levar para a segunda conapir.

A dona Oneide levantou a importância de se ter estrutura garantida para a conferencia., já Gercino da malungo argumentou ser importante trabalhar a partir dos documentos que já se tem. Foi registrada a ausência da fundação do curro velho na reunião.

Domingos coordenando a reunião diz que é o papel do G.T. fazer uma proposta de plano para a conferência, para ouvir a sociedade e ver as proposições da conferência passada, e buscar resgatar os eixos nacionais adequndo-os à nossa realidade, para que assim chegar na conferencia nacional com o plano estadual estruturado-finalizado, tendo esse o objetivo, e afirma que vamos ter o documento base para dar suporte aos participantes da conferencia. Aldenor nascimento do Iterpa se preocupa em qual seria a linha básica que o GT iria seguir para construir a conferencia. Domingos diz que não temos um plano mas um conjunto de propostas que foram aprovadas na 1° conferencia . Aldo da secult relata a importância de o G.T. começar a construir algo mais substancial. Duda do mocambo levanta preocupação com a burocracia do governo e que o grande desafio é a conclusão do plano estadual. Aldo retornou afirmando ser importante incorporar mais pessoas nas comissões e relatou o fato da sejudh estar construindo 7 conferências e que devemos envolver órgãos como seduc , sespa, ministério publico e prefeituras e diz que nada se encaminha se não tivermos um projeto definido; por fim Domingos afirmou que algumas coisas referentes a conferencia estão sendo encaminha- das na coppir é que a conferencia tem uma previsão de reunir 500 pessoas no encontro estadual, com representantes da zona rural, cidade, gestores públicos e instituições e que nos municípios as plenárias deveram reunir de100 á 250 pessoas. Oneide levantou a importância do regimento e da legalidade para as pessoas do G.T., Aldo falou da necessidade de criar diversas comissões como finanças, infra-estrutura, comunicação, e mobilização, Roberdan abordou a importância da ampliação das funções do G.T., de ter uma comissão executiva composta pelo governo e movimento negro e que essa composição deve refletir nas subcomissões .

Finalizando a reunião domingos abordou importante definir que vai compor as comissões de comunicação, de infra-estrutura, comissão de articulação e mobilização, regimento e regulamento.Registrou que o orçamento já esta sendo concluído pela coppir e que ate o dia 10 os prefeitos dos locais onde estaram sendo organizados as plenárias regionais estaram sendo mobilizados, abordou como será a metodologia das plenárias, a exemplo de mesa de abertura, apresentação do documento base, atividades culturais e que fará a observação jurídica necessária sobre as funções do GT e por fim encaminhou-se com a concordância de todos que a coordenação da conferencia seja feita pelo GT e que se crie uma coordenação executiva e observou o registro do representante da malungo , Gercino, sobre as dificuldades que possui de se deslocar para participar das reuniões do G.T. pedindo para este formalize suas dificuldade por oficio à coppir. Marcou-se outra reunião para o dia 29 às 16h na coppir.

ESTIVERAM PRESENTES À REUNIÃO :

Maílson Lima -Coppir

Aldenor Nascimento- Iterpa

Karla Pamplona -Segov

Oneide M. Rodrigues -Intecab

Roderdan Carvalho Copir

Gercino Vilhena Malungo

Amador Da Conceição (Duda) –Mocambo

Aldo Gatinho- Secult

Domingo Conceição- Coppir

Nenhum comentário: